Urban parks are expressions of the right to the city and leisure and tourism practices. And more than that, they represent an indicator of environmental health and have an impact on the quality of life and the democratic and accessible occupation of public space by the population. Belo Horizonte, formerly known as Cidade Jardim, has 38 million m2 of green areas, 14 million of which are made up of municipal public spaces - 75 parks, more than 750 squares and gardens and about 210 free spaces for public use.
We are a family owned and operated business.
Faced with this scenario, the producer Coreto Cultural carries out the project “Parques de BH”, made possible with funds from the Four Seasons notice of the Belo Horizonte Municipal Tourism Company - Belotur. The idea consists of a web series to publicize the beauty of the parks and expand the tourist potential of the capital of Minas Gerais, with the dissemination of its vocation for nature and well-being.
We are a family owned and operated business.
The premiere will take place on January 30th, taking place in the Jacques Cousteau Municipal Park.
Urban parks are expressions of the right to the city and leisure and tourism practices. And more than that, they represent an indicator of environmental health and have an impact on the quality of life and the democratic and accessible occupation of public space by the population. Belo Horizonte, formerly known as Cidade Jardim, has 38 million m2 of green areas, 14 million of which are made up of municipal public spaces - 75 parks, more than 750 squares and gardens and about 210 free spaces for public use.
We are a family owned and operated business.
Faced with this scenario, the producer Coreto Cultural carries out the project “Parques de BH”, made possible with funds from the Four Seasons notice of the Belo Horizonte Municipal Tourism Company - Belotur. The idea consists of a web series to publicize the beauty of the parks and expand the tourist potential of the capital of Minas Gerais, with the dissemination of its vocation for nature and well-being.
We are a family owned and operated business.
The premiere will take place on January 30th, taking place in the Jacques Cousteau Municipal Park.
ETAPAS DO PROJETO
1
MAPA AFETIVO
A equipe da Coreto afetivo entrevistou 15 pessoas em Barão de Cocais e 14 pessoas em Itabirito, tendo como resultado um conhecimento mais aprofundado da realidade destas comunidades, que passam a se conhecer melhor e ter registrada parte da sua história. Com o diagnóstico em mãos, é possível criar ações assertivas para essas comunidades que apresentam potencial de desenvolvimento.
2
FORMAÇÃO
O Meu Lugar tem como uma das principais etapas a realização de oficinas culturais com foco na formação em artes cênicas. Na primeira edição do projeto, estudantes de duas escolas em Barão de Cocais e uma Itabirito foram escolhidas para receber aulas de maquiagem, figurino, cabelo, tambor e dança. Ao todo, foram oferecidas 52 aulas, para 172 estudantes, em um total de 140 horas de oficinas.
3
MOSTRA
A mostra cultural apresentou o resultado das oficinas oferecidas pelo Meu Lugar. Ela representa a concretude do projeto, pois os participantes podem olhar para si mesmos e perceber novos caminhos e possibilidades por meio da arte e da cultura. Cerca de 1000 pessoas, entre estudantes, familiares e profissionais da educação participaram das mostras nas três escolas, em Itabirito e Barão de Cocais.
4
CONTRAPARTIDA
O Meu Lugar apresentou importantes contrapartidas para as três escolas contempladas. Além de oferecer encontros com a comunidade escolar para apresentar os processos artísticos inseridos nas oficinas e na mostra realizadas, as mesmas receberam a artista Anna Gobel para a criação conjunta com os alunos de murais representativos com foco em temas como educação, literatura e consciência negra.
NOTÍCIAS
depositions
A Coreto Cultural acredita que pode abrir portas para que as pessoas mudem suas vidas e das comunidades onde vivem. O projeto Meu Lugar é um exemplo disso. Ensina de maneira didática e assertiva os ofícios necessários para ampla atuação nas artes, gerando oportunidades de inserção no mercado de trabalho da cultura. Sempre de forma gratuita, proporciona acesso, dignidade e crescimento profissional.
Composta por quatro etapas, mapa afetivo, formação, mostra cultural e contrapartidas, a metodologia empregada estimula a autonomia e dá protagonismo aos moradores dos territórios participantes das atividades, principais conhecedores da realidade local e das demandas de quem vive ali.
Por meio de um amplo processo de escuta e planejamento conjunto entre produção e comunidade, as ações buscam atender às expectativas das localidades contempladas, melhorando a autoestima por meio da cultura, utilizando-a como alavanca para o desenvolvimento humano, com promoção do bem-estar coletivo.
O Projeto Meu Lugar é uma realização da Coreto Cultural e conta com patrocínio do Grupo Avante, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Wow
TEAM
GABRIELA SANTORO
Bandstand - planning and management
We are a family owned and operated business.
DANIELA SAVOI
Bandstand - legal advice
We are a family owned and operated business.
LÍLIAN NUNES
Bandstand - creation, direction, script and production
We are a family owned and operated business.
CHICO DE PAULA
Archipelago - direction, script, photography and editing
We are a family owned and operated business.
JANAÍNA SPONSORSHIP
JPZ - photography, assembly and finishing
We are a family owned and operated business.
BRUNO CASTRO
Sound, light, steadycam and drone
MARCELO DAI
Live soundtrack
We are a family owned and operated business.
DILA PUCCINI
Patuá - scenography, design and social networks
We are a family owned and operated business.
THIAGO BICALHO
Research and consultancy for tourist itinerary
We are a family owned and operated business.
PRISCILA LACERDA
Event agent and production assistant
We are a family owned and operated business.
FABIANA ROCHA
Translation in Libras
We are a family owned and operated business.
RUTH LEA AMARAL
Financial and accountability
We are a family owned and operated business.
JOZANE FALEIRO
Luz Comunicação - Press Office